sexta-feira, 2 de abril de 2010

Área de Competências–Chave

A Linguagem e Comunicação no Meu Dia a Dia (Português)
Nome Completo: ____________________________________________________________________________________
Profissão: _____________Escolaridade: _______ Grupo: _______ Nível: B___
Todos nós, no nosso quotidiano, utilizamos competências de linguagem e comunicação. Propomos-lhe que preencha o quadro abaixo, reflicta sobre os seus actos quotidianos, descrevendo-os o melhor possível e descubra os seus saberes e os seus usos nesta área, não hesitando em identificar outras situações de vida pessoal e profissional em que se evidenciam as suas competências:

SIM
NÃO
Situações da vida
Dificuldades que encontro
O que preciso de aprender
O que preciso de melhorar

Procuro e consulto informações de diferentes maneiras (jornais, revistas, documentos oficiais, legislação, panfletos, cartazes, televisão, Internet, junto de instituições e serviços)
Recolho informações de diferente natureza oralmente, por escrito, por códigos,...)
Escrevo textos pequenos e médios (cartas, postais, recados ou bilhetes, pequenos anúncios, episódios, etc.)
Faço jogos de palavras (palavras cruzadas, anagramas, charadas, etc.)
Preencho documentos ou formulários
Faço listas de compras, de bens para um seguro, etc.
Respondo por escrito a Questionários
Atendo o telefone e anoto uma mensagem
Copio receitas ou anoto Instruções Conto histórias e relato episódios oralmente
Formulo perguntas ou coloco questões
Comunico, iniciando o diálogo ou participando nesse diálogo
Exponho planos, ideias ou divulgo produtos
Defendo os meus pontos de vista, utilizando argumentos e justificações
Apresento reclamações ou faço exposições acerca de uma situação injusta ou decisão que me tenha penalizado
Dou ordens e orientações com clareza, de modo a que os outros as compreendam
Compreendo as ordens ou orientações recebidas
Sou capaz de transmitir aos outros ordens ou orientações
Falo, em geral, sobre um acontecimento, uma doença, uma alegria, uma viagem, descrevendo, com maior ou menor pormenor, pessoas, lugares, paisagens, sentimentos, sensações, situações especiais, etc.
Exponho ideias, coloco questões para uma audiência alargada
Recolho imagens (fotografias, postais, desdobráveis, bilhetes, notícias, recordações, etc.), com a intenção de guardar na memória acontecimentos importantes
Organizo e arquivo documentos e informações
Escuto os outros e compreendo o que dizem, nas mais diversas situações (no trabalho, no médico, em programas da televisão, entre amigos, nas cerimónias religiosas)
Leio revistas e jornais
Conheço e utilizo adequadamente provérbios ou outros dizeres populares. Ocupo alguns dos meus tempos livres com a leitura. Já elaborei um desdobrável ou um cartaz
Comunico por gestos ou por sinais Interpreto diferentes sinais (trânsito, dentro de um edifício, etc.)
Outra

A Matemática na Minha Vida
Nome Completo: ____________________________________________________________________________________
Profissão: ____________Escolaridade: _______ Grupo: _______ Nível: B___
Um grande número de pessoas afirma não saber matemática e ter tido dificuldades na sua aprendizagem. No entanto, todos nós no nosso quotidiano resolvemos problemas diversos, organizamos informação, realizamos operações e actos rotineiros, utilizando competências da área da matemática. Propomos-lhe que preencha o quadro abaixo, reflicta sobre os seus actos quotidianos e descubra as suas competências de matemática para a vida, não hesitando em identificar outras situações de vida pessoal e profissional em que se evidenciam as suas competências.

SIM
NÃO
Situações da vida
Dificuldades que encontro
O que preciso de aprender
O que preciso de melhorar

Faço compras Faço a gestão de orçamentos (familiar, associações, obras, sectores de empresas, pequenas empresas)
Tiro medidas
Peso objectos
Calculo distâncias
Calculo quantidades
Calculo consumos médios (combustível do meu carro, água, electricidade, gás, telefone,...)
Leio facturas de água, luz, telefone
Reconverto Euro/Escudo/Euro
Utilizo mapas ou plantas (povoações, casas, estradas,...)
Leio o meu recibo de Vencimento
Verifico extractos bancários, talões de supermercado, facturas ou recibos
Calculo despesas e custos, descontos ou lucros (saldos, empréstimos, juros, IRS,...)
Projecto a compra de uma casa, carro ou electrodoméstico
Escolho as melhores condições de crédito para aquisição de um bem
Calculo percentagens (aumentos de salários e de rendas, juros, empréstimos, IRS, resultados eleitorais)
Escolho a aquisição de bens relacionando os preços com a qualidade
Faço orçamentos
Utilizo a máquina de Calcular
Consulto horários (transportes, espectáculos, programas de televisão, funcionamento de serviços,...)
Faço montagens, seguindo instruções (mobiliário por Kit, caixas de cartão, brinquedos,...)
Utilizo figuras geométricas (desenho canteiros, mobiliário, riscos para bordados, corte de tecido para toalhas, panos, guardanapos, etc.
Aumento ou reduzo porções ou medidas (receitas culinárias, adubos, herbicidas, moldes, roupas,...)
Leio e compreendo quadros ou gráficos (preços, salários, consumos, análises médicas, resultados eleitorais, sondagens)
Meço temperaturas (febre, atmosférica, água, forno,...)
Compreendo e escrevo datas (de monumentos, de documentos, de prazos de validade de produtos, etc.)
Organizo, sequencialmente, por ordem numérica ou cronológica (por datas), documentos, jornais, revistas, notícias, factos, etc.
Avalio o espaço físico para diversas utilizações (arrumações, distribuição do mobiliário, organização do espaço para uma reunião ou uma festa,...)
Outra

As Tecnologias da Informação e Comunicação no Meu Quotidiano
Nome Completo: ____________________________________________________________________________________
Profissão: _________________Escolaridade: _______ Grupo: _______ Nível: B___
Todos nós, no nosso quotidiano, utilizamos competências de tecnologias da informação e comunicação. Propomos-lhe que preencha o quadro abaixo, reflicta sobre os seus actos quotidianos e descubra os seus saberes e os seus usos nesta área, não hesitando em identificar outras situações de vida pessoal e profissional em que se evidenciam as suas competências:

SIM
NÃO
Situações da vida
Dificuldades que encontro
O que preciso de aprender
O que preciso de melhorar
Ponho a funcionar equipamentos, máquinas ou veículos (máquinas de lavar, vídeos, telemóveis, tractores, gruas, computadores, etc.)
Funciono, em segurança, com algumas ferramentas e equipamentos
Programo equipamentos (electrodomésticos, telemóveis, vídeos, máquinas fotográficas, etc.)
Conduzo veículos ou Máquinas
Reparo equipamentos, móveis, veículos ou acessórios
Conservo em boas condições um equipamento ou máquina
Identifico elementos que constituem um computador
Conheço outros acessórios que complementam e alargam o trabalho dos computadores
Uso o computador para diversas finalidades: jogar, ouvir CD's, consultar e enviar mensagens pela Internet, imprimir documentos, fazer cópias num scanner
Organizo listas de nomes no computador, elaboro cartas, ofícios, envelopes, etiquetas
Faço tabelas e pequenos orçamentos, elaboro desdobráveis, panfletos, cartazes, convites, etc., consulto bases de dados
Utilizo uma máquina fotográfica digital
Outra

Cidadania e Empregabilidade no Meu Dia a Dia
Nome Completo: ____________________________________________________________________________________
Profissão: ______________Escolaridade: _______ Grupo: _______ Nível: B___
Todos nós, no nosso quotidiano, utilizamos competências de cidadania e empregabilidade. Propomos-lhe que preencha o quadro abaixo, reflicta sobre os seus actos quotidianos e descubra os seus saberes e os seus usos nesta área, não hesitando em identificar outras situações de vida pessoal e profissional em que se evidenciam as suas competências:

SIM
NÃO
Situações da vida
Dificuldades que encontro
O que preciso de aprender
O que preciso de melhorar
Ajudo ao diálogo e entendimento entre pessoas
Participo em questões educacionais (vida escolar dos filhos, actividades culturais, desportivas, cívicas,...)
Faço a separação dos lixos domésticos
Colaboro na defesa da saúde pública
Assumo responsabilidades em problemas sociais e na procura das suas soluções
Participo em iniciativas de defesa dos direitos (humanos, do trabalho, do ambiente, da segurança)
Participo na vida associativa (nas assembleias gerais e nos actos eleitorais, contribuo para o bom nome da associação, colaboro para atingir os seus objectivos, etc.)
Participo, de modo responsável e cívico, na vida da comunidade (colaboro com a autarquia, escola, paróquia, escuteiros, movimentos sociais, associações, etc.)
Avalio os objectivos, as condições e riscos dos meus projectos
Coordeno projectos ou Actividades
Dirijo ou animo um grupo ou organização
Adapto-me a situações novas ou inesperadas
Tomo iniciativas pessoais, profissionais e sociais, programo actividades
Tento compreender o ponto de vista dos outros
Relaciono-me no trabalho com colegas e responsáveis, cumprindo as normas
Cumpro as regras de higiene e segurança no trabalho
Alerto a entidade patronal para o cumprimento dessas regras
Conheço as principais instituições com as quais tenho de me relacionar (segurança social, serviços de emprego, saúde, justiça, polícia, finanças,...)
Recorro a essas instituições no uso dos meus direitos e deveres
Sou sindicalizado e sei usar os meus direitos
Trabalho em equipa Cooperativamente
Outra

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