Use sua inteligência para olhar as coisas onde elas estão, em vez de onde não estão, mesmo se estiver escuro. Olhe para dentro.
Numa tarde, pessoas viram Pabiya procurando algo na rua em frente à sua cabana. Elas se reuniram - a pobre senhora... e perguntaram: “Qual o problema? O que você está procurando?”
E ela disse: “Eu perdi minha agulha.” Assim elas começaram a ajudar.
Então alguém pensou em perguntar: “Rabiya, a rua é grande e a noite está chegando, e logo não haverá mais luz, e uma agulha é algo muito pequeno - pode nos dizer exatamente onde ela caiu?”
Rabiya disse: A agulha caiu dentro de minha casa.”
Elas disseram: “Você ficou maluca? Se a agulha caiu dentro da casa, por que está procurando aqui?”
E ela respondeu: “Porque aqui tem luz. Dentro da casa não tem luz.”
Assim, alguém falou: “Mesmo a luz estando aqui, como podemos achar a agulha se ela não foi perdida aqui? A maneira certa seria trazer luz para dentro da casa, assim você pode achá-la!”
E Rabiya deu uma gargalhada.
“Vocês são pessoas muito espertas para com as pequenas coisas”, ela disse. “Quando vocês irão usar sua inteligência para a vida interior? Tenho visto todos vocês procurando’ fora, e sei perfeitamente bem, sei agora pela minha própria experiência, que aquilo que vocês estão buscando está perdido dentro. Usem sua inteligência! Por que vocês estão buscando a felicidade suprema no mundo exterior? Vocês a perderam lá?”
Elas ficaram perplexas, e Rabiya desapareceu dentro da casa.
Sufis: The People Of TIme Path vol. 1, págs 283-285
(em português: Sufis: O Povo do Caminho)
Sem comentários:
Enviar um comentário